07 DE FEVEREIRO DIA DE ERMELINO MATARAZZO


07 de fevereiro de 2011 - 08:45
Luciano Amarante

Estação de trem trouxe autonomia ao bairro de Ermelino Matarazzo e foi inaugurada há exatos 85 anos
Um novo dia para Ermelino Matarazzo
Marcela Fonseca
O dia em que o trem chegou a Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, 7 de fevereiro de 1926, marcou para sempre a história da região. Em virtude disso, a data de hoje foi escolhida para celebrar oficialmente o ‘Dia de Ermelino Matarazzo’.
Desmembrado de São Miguel Paulista, em fevereiro de 1959, o aniversário de Ermelino Matarazzo era vinculado ao dia 1° de maio, data em que se comemora o ‘Dia do Trabalho’. Mas um projeto de lei de autoria do vereador Chico Macena (PT), aprovado na Câmara Municipal de São Paulo, no fim do ano passado, transferiu a comemoração.
“A chegada do trem fez com que a região de São Miguel Paulista crescesse demograficamente, dando forma a um distrito autônomo de Ermelino Matarazzo, e a data também homenageia um dos responsáveis pelo desenvolvimento do bairro, o comendador que leva o nome da estação”, disse Macena.
Na década de 1940, o bairro abrigou milhares de imigrantes que deixaram suas terras para trabalhar nas fábricas da Capital. “Ermelino Maratarazzo é rico historicamente e por isso merece reconhecimento na história da cidade”, afirmou Macena.
De acordo com a Subprefeitura Ermelino Matarazzo, como a nova data foi definida pouco tempo atrás, não foi destinada nenhuma verba para comemorar os 85 anos de existência do bairro.
Bairro deverá ganhar uma Casa de Cultura
Mais de 50 entidades representantes da sociedade civil atuantes em Ermelino Matarazzo reivindicam a instalação de uma Casa de Cultura na região. A luta pela conquista do equipamento cultural já dura 20 anos.
De acordo com o vereador Chico Macena, um projeto para a implantação do espaço em um terreno na Biblioteca de Ermelino Matarazzo está pronto. Mas Macena afirma que a Subprefeitura da região não dispõe de verba para adequar e concretizar o projeto.
Segundo o vereador, a Secretaria Municipal de Cultura apoiará o projeto e disponibilizará o aluguel de um espaço para abrigar o equipamento de cultura. A Secretaria Estadual de Cultura também vai ser parceira. No entanto, ainda não estão definidos o espaço a ser usado, a data de sua inauguração, bem como os temas das oficinas que serão ministradas.



COMENTÁRIOS (2)
Ricardo Cardoso
07/02/2011 - 10:23
Nós moradores do bairro de Ermelino Matarazzo e defensores da história do bairro, ficamos muito orgulhosos de ter uma nova data para o Dia de Ermelino Matarazzo, embora a Subprefeitura não tenha feito a comemoração um grupo cultural o fez sem apoio, foi no largo 1º de Maio em frente a Vila de Casas dos funcionários da Matarazzo, o Grupo Final de Semana Cultural vem desnvolvendo atividades em praças públicas manifestar a falta de equipamentos culturais no bairro e também divulgar o "Dia 7 de fevereiro dia de Ermelino Matarazzo...

Sandra Martins
08/02/2011 - 17:40
São iniciativas deste porte que auxiliará o bairro a se destacar enquanto tal, sem os apêndices de Sâo Miguel Paulista e/ou Penha. Parabéns a todas as pessoas que lutam pelo bairro e o vereador Chico Macena pelo apoio legislativo para concretização de mais essa vitória.

Comentários